: 2019.20.39.5
: 26/09/2019
Contratos digitais
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Até agora, as minutas dos contratos digitais, ou às vezes, quando assumem uma forma menos formal, as fichas de inscrição, tinham de ser criadas e alteradas por técnicos especializados porque utilizavam um package para desenho de relatórios designado por Report Services. A partir desta versão, o ESPORT permite-lhe ter autonomia para efectuar estas tarefas em todos os novos contratos que criar. Fique a saber como nos próximos parágrafos.
1. Requisitos
Este upgrade do ESPORT requere a instalação de livrarias a nível do seu servidor aplicacional e para isso o seu servidor tem de ter pelo menos uma das seguintes versões do Windows: Vista, 7, 8, 8.1, 10, Server 2008, Server 2012, Server 2016, Server 2019 ou mais recente. Deve também estar instalado a nível do sistema operativo pelo menos uma das seguintes frameworks: .NET 4.0, .NET 4.5, .NET 4.6, .NET 4.7 ou uma framework mais recente.
Ao efetuar o upgrade do ESPORT a CEDIS efetua a instalação e licenciamento das restantes livrarias necessárias para que possa utilizar esta funcionalidade na sua plenitude.
Para informações mais detalhadas, clique aqui.
2. Configurar
Se já está a emitir contratos ou fichas de inscrição actualmente, pode continuar a emitir as mesmas. Também não tem que alterar nada no seu ESPORT para começar a implementar contratos pelo novo processo.
Para configurar novos contratos, entre no ESPORT e aceda à opção Parametrização e depois Modelos de Contratos.
No formulário a que se acede, é apresentado na área superior o nº de contratos que já existem, quantos consentimentos tem ativos, e quantos artigos de contratos já existem. Na lista por baixo, são apresentados os contratos existentes. Note que na lista podem existir dois tipos de contrato: o Modelo fixo, que corresponde aos modelos de contrato anteriores, que não podem ser alteráveis por este processo; e o Modelo variável, que pode criar, editar ou remover por este novo processo.
Criar artigos
Se está agora a começar a utilizar esta funcionalidade, a primeira coisa que tem a fazer é criar artigos de contrato. Para o fazer, clique no área que diz Artigos disponíveis. Ao faze-lo é redirecionado para a lista de artigos. Em baixo clique no botão Adicionar para adicionar artigos.
Um artigo tem 3 partes importantes: o ID - número de identificação do artigo -, o título e o corpo ou texto do artigo. A figura abaixo apresenta um exemplo de um artigo.
Note que no texto estão colocadas três variáveis: ##TAXA_DESCRICAO##, ##TAXA_PRECO## e ##ARTIGO_ID##. A primeira (##TAXA_DESCRICAO##) corresponde à descrição do serviço a que corresponde o contrato. A segunda diz respeito ao preço normal do serviço (não confundir com o valor que o utente paga ##INSCRICAO_VALOR##). A terceira (##ARTIGO_ID##) deve ser usada para num artigo, referenciar outro. Para ver todas as variáveis possíveis de utilizar, clique no ícone de informação imediatamente acima do campo para indicação do texto, do lado direito. Utilize a funcionalidade COPIAR/COLAR (COPY/PASTE) para "transportar" a variável da lista para o corpo do texto.
Quando o contrato é produzido em versão final as variáveis são substituídas pelo valores correspondentes.
Após ter criado os artigos que necessita, pode agora começar a desenhar o seu contrato. Para o fazer pode aceder de novo pelo menu principal (Parametrização / Modelos de contratos) ou clicar diretamente em Modelos de contratos na área superior do formulário.
Criar um novo contrato
Para criar um novo contrato, clique em Adicionar na parte de baixo da lista de modelos de contratos. A construção de contratos faz-se em quatro passos: a) indicar os artigos que o compõem, b) indicar os consentimentos que devem constar no contrato; c) "desenhar" em estilo word o modelo do contrato, incluindo texto adicional, logotipos, nº de página, e as variáveis necessárias para que o contrato final saia personalizado para o utente; e finalmente d) indicar as taxas a que o modelo de contrato se aplica.
a) indicar os artigos que compõem o modelo do contrato
A indicação dos artigos faz-se no primeiro separador intitulado Artigos. Em baixo, clique no botão Escolher Artigos. É-lhe apresentada a lista de todos os artigos que criou anteriormente. Uma vez que esta lista pode ser extensa, pode filtrar os artigos apresentados, indicando o filtro pretendido na caixa de edição, em cima, à direita, onde diz Procurar.
Em cada artigo na lista, são apresentados do lado direito dois ícones e uma caixa de escolha. O primeiro permite-lhe visualizar todo o texto do artigo ou visualizar apenas as primeiras 3 linhas, alternadamente. O segundo permite-lhe abrir os detalhes do artigo noutro separador do browser da internet e eventualmente passar à sua edição. A caixa de escolha permite-lhe selecionar o artigo para inclusão no contrato.
Depois de selecionar os artigos pretendidos, clique no botão em baixo Confirmar. Ao faze-lo, os artigos são adicionados ao contrato e a janela de escolha de artigos é fechada. Se desejar adicionar mais artigos, volte a clicar o botão Escolher artigos e adicione os desejados.
É natural que os artigos transportados para o modelo de contrato não fiquem pela ordem desejada. Para alterar a ordem de apresentação dos artigos, utilize a funcionalidade de PEGAR&ARRASTAR (DRAG&DROP), clicando no artigo desejado e, mantendo o botão do rato pressionado, arraste o artigo para a posição em que o pretende.
b) indicar os consentimentos
A indicação dos consentimentos que devem ser apresentados no contrato faz-se da mesma maneira que os Artigos, embora tendo em atenção que deve faze-lo no separador Consentimentos. Na parte inferior do formulário, clique em Escolher Consentimentos e na janela que abre selecione os consentimentos desejados procedendo da mesma forma que para os artigos. Para transportar os consentimentos para o Modelo de contrato, clique em Confirmar na parte inferior da janela.
Tal como nos artigos, pode também utilizar a funcionalidade de PEGAR&ARRASTAR (DRAG&DROP) para colocar os consentimentos na ordem desejada.
c) "desenhar" o contrato
Desenhar o contrato significa indicar o seu nome e preencher todos os textos fixos do contrato, indicar o local no texto onde se pretendem inserir as variáveis (que na emissão do contrato serão substituídas pelos valores concretos dos campos), indicar o cabeçalho e o pé-de-página, formatar o texto, e todas as restantes operações que costuma efetuar com um editor de texto do tipo MS-Word.
Selecionando o separador Modelo de Contrato pode iniciar a realização destas operações.
Assumindo que o utilizador está familiarizado com a utilização de um editor de texto do tipo MS-Word neste guia iremos apenas referir as operações relacionadas com a colocação de variáveis no texto. Entretanto, entenda que a formatação dada às variáveis será a mesma que terão os valores que vão substituir as variáveis no contrato final.
A edição do texto, incluindo a colocação das variáveis, deve seguir a ordem normal de criação de um ficheiro Word. Sempre que necessitar de uma variável, coloque o cursor no local do texto onde pretende que a mesma seja apresentada, escolha a opção REPORTING e clique em Insert Merge Field. Escolha a variável pretendida clicando nela e verifique que a mesma é colocada no texto.
Caso pretenda remover uma variável do texto, clique na mesma com o botão direito do rato, e escolha a opção Delete Field.
Existem duas variáveis especiais, designadas por Blocos. São elas o bloco de Artigos e o bloco de Consentimentos. São especiais porque indicam um conjunto de variáveis e não apenas uma só, e que se repetem. No caso do bloco de Artigos, o bloco inclui a variável com o número, o título e o texto do Artigo, e ao ser colocada no documento, irá apresentar todos os artigos configurados para o Modelo de contrato. No caso dos consentimentos, o bloco inclui o nº, o título e o texto do consentimento, e irá apresentar todos os consentimentos configurados para o Modelo de contrato.
Os blocos são inseridos através da opção Insert Merge Block, como indicado na figura seguinte:
Ao escolher um dos campos de bloco (Consentimentos ou Artigos) é-lhe apresentada a lista de variáveis que os compõem para sua escolha. Assinale os que pretende, escolha uma das opções Plain Paragraph ou Table Row, indique se pretende ver os títulos das colunas se a opção for por tabela e clique em OK.
No exemplo do contrato criado, optou-se por incluir o bloco de artigos em em texto pleno (Plain Paragraph) de forma a apresentar os artigos como indicado na figura acima. Podemos assim centrar o nº e o título dos artigos, e justificar o texto do corpo do artigo, bem como adicionar a palavra Artigo à esquerda do nº do artigo, e o símbolo º à direita do nº do artigo.
Note que ao selecionar o bloco de artigos (ou de consentimentos) o mesmo é apresentado com uma área avermelhada, significando que é todo esse bloco que se repete por cada artigo. Desta forma, se pretender ter espaços entre cada artigo, bastará adicionar uma linha dentro do bloco.
d) indicar as taxas a que o modelo de contrato se aplica
Este passo tem por objetivo associar o contrato que estamos a criar às Taxas a que se aplica. Para indicar as taxas a que o Modelo de contrato se aplica, estando no separador Taxas do formulário de criação de Modelos de contrato, clique no botão Escolher Taxas constante na parte inferior do formulário.
Uma vez que a lista de Taxas pode ser extensa, principalmente se existirem vários centros e vários projetos, a janela que abre solicita que indique o Centro e o Projeto onde estão as taxas a que pretende associar o modelo de contrato.
Assinale cada uma das taxas a que pretende associar o Modelo de Contrato e clique no botão Confirmar.
Uma vez que a associação do contrato à taxa tem efeitos imediatos, sugere-se que este passo só seja efetuado após ter todo o Modelo de contrato completamente preparado, revisto e aprovado.
Sugere-se que à medida que vai efetuando cada um dos passos da parametrização do Modelo de Contrato vá gravando o Modelo, de forma a que alguma falha ou fecho indevido do browser não o faça perder todo o trabalho. É uma medida de segurança que deve utilizar sempre.
3. Utilizar
A utilização deste novo tipo de contratos é igual à anterior pelo que o operador nem vai notar a diferença dado que irá obter um PDF idêntico aos anteriores. No entanto, existem também aqui algumas melhorias. Enquanto que com o processo anterior o contrato apenas pode ser consultado na opção de Contatos da ficha de Utente no ESPORT, os contratos emitidos por este processo, seja diretamente em ESPORT sejam pelo ESIGN podem ser consultados diretamente na ficha da inscrição, como indicado na figura abaixo.
4. Os contratos digitais e o ESIGN
Tal como a emissão deste tipo de contratos no ESPORT não apresenta diferenças face à emissão dos contratos do tipo anterior, também a emissão de contratos por parte do ESIGN é também transparente em termos de utilização, não sendo necessária qualquer alteração para além do upgrade para a Ver. 2019.20.39.5.