: 2019.20.07.4
: 13/02/2019
Utilização de Promoções
Página 1 / 1
Apesar das Promoções serem uma funcionalidade já disponível há muito no ESPORT, a Ver. 2 disponibiliza agora uma forma intuitiva e fácil de as parametrizar. Nestas Dicas&Truques explicamos-lhe as alternativas que o ESPORT disponibiliza, como as pode parametrizar e qual o resultado que obtém na aplicação das mesmas.
- Tipos de Promoção
- Parametrização de Promoções
1. Tipos de Promoção
O ESPORT disponibiliza-lhe as seguintes formas ou tipos de Promoções:
a) Inscrição(ões) automática(s)
A promoção por Inscrição automática é uma automatização do processo de inscrição que permite inscrever o utente numa ou em várias taxas, quando se regista a inscrição à qual a promoção está associada. P.e., ao inscrever na Taxa Fitness Livre Trânsito, o ESPORT poderá também inscrever automaticamente, leia-se sem intervenção do utilizador, em Nutrição a preços normais ou a preços mais vantajosos do que a oferta do serviço fora do período de promoção.
b) Ofertas
Uma oferta é isso mesmo, ou seja, podemos associar um ou vários artigos ou serviços da área de Materiais & Stocks, a preço especial ou mesmo a preço 0 (zero), de forma a que ao registar a inscrição à qual a promoção está associada é registada de forma automática e sem intervenção do utilizador, a oferta desses artigos e/ou serviços.
c) Desconto
Neste tipo de promoção, é atribuído um desconto à inscrição a que a promoção está associada. O desconto atribuído por este tipo de promoção não é acumulável com outros, dado que este desconto substitui o desconto indicado manualmente pelo operador. No entanto, continuam-se a aplicar os descontos de familiares e o desconto de pronto pagamento, quando são automaticamente calculados pelo ESPORT.
d) Descontos progressivos
Finalmente, neste caso, podem-se parametrizar descontos progressivos, em que o pagamento continuo dos vários períodos faz alterar o desconto conforme parametrizado. Por exemplo, pode ser atribuído um desconto de 10% que é concedido nos primeiros dois meses da inscrição, aumentando para 12% nos dois meses seguintes, extinguindo-se a aplicação do desconto no final dos períodos parametrizados. Neste exemplo, referimos um aumento do desconto, mas o utilizador pode optar por parametrizar uma redução dos descontos, em vez do seu aumento. Podem ser parametrizadas até 6 progressões ou reduções de desconto.
2. Parametrização de Promoções
Para parametrizar promoções o utilizador deve entrar no ESPORT e aceder à opção Preçário & Taxas disponível no menu de Parametrização.
Na imagem acima, correspondente à parte superior do formulário que apresenta a o preçário/lista de taxas, obtemos de imediato o nº de promoções ativas (1º número a contar da esquerda), e o nº de promoções de cada tipo que já temos parametrizadas. Clicando no número correspondente, obtemos a lista de promoções desse tipo, conforme apresentado na imagem seguinte.
A criação, consulta, edição ou remoção das promoções apresentadas pode ser efetuada através da utilização dos ícones habituais disponíveis no formulário. De seguida apresentam-se os passos a seguir para a criação ou edição de uma promoção de cada um dos tipos.
Passo 1: No primeiro passo indica-se a designação da promoção, o período de validade da promoção e a forma ou tipo da promoção, como ilustrado na imagem seguinte:
Depois de preencher os dados requeridos, deve clicar no botão Próximo para prosseguir para o passo 2.
Passo 2 (Inscrição automática): os dados a indicar neste passo dependem da forma de aplicação da promoção indicada no passo 1. Se escolheu Inscrição automática deve indicar as taxas e preços que pretende associar/oferecer na promoção, procedendo como indicado nas imagens seguintes:
Clicar no ícone + e preencher o formulário, indicando o Centro, o Projeto e a Taxa, bem como a quantidade e o preço, como indicado na imagem seguinte. Depois de preencher os dados, clique em Guardar para incluir na promoção todas taxas que pretender. Quando o tiver feito, clique em Fechar.
Ao fechar, o ESPORT apresentará a lista das taxas que indicou, onde pode apagar alguma que tenha introduzido por engano, através do ícone adequado como apresentado na figura seguinte.
Passo 2 (Oferta): para as promoções por oferta, o passo 2 é idêntico ao apresentado anteriormente, com a diferença de que apenas é possível indicar artigos ou serviços da Área de Materiais e Serviços, não sendo possível indicar taxas de inscrição em atividades.
Passo 2 (Desconto): no caso das promoções na forma de desconto, o passo 2 apresenta o formulário apresentado na figura abaixo, onde apenas é necessário indicar o desconto que se pretende aplicar.
Passo 2 (Descontos progressivos): no caso dos descontos progressivos, o passo 2 solicita a indicação dos descontos a aplicar nos vários períodos a considerar, como indicado na figura seguinte:
No caso indicado na figura anterior, o ESPORT irá aplicar o desconto de 10% nos primeiros 3 meses da inscrição, um desconto de 12,5% entre o 4º e o 6º mês da inscrição, e um desconto de 15% entre o 7º e o 8º mês da inscrição, deixando de aplicar descontos a partir do 9º mês da inscrição.
Passo 3: O passo 3 é apenas um resumo da parametrização que efetuou nos passos 1 e 2 e tem por objetivo apresentar-lhe o que o ESPORT irá criar. Após verificar que está tudo certo, deve clicar no botão Terminar.
Após a criação, deve associar as promoções às taxas a que pretende que as promoções se apliquem. Para o fazer, deve aceder à mesma opção de Preçário e Taxas do menu de Parametrização, editar cada uma das taxas e indicar a promoção e a validade da mesma no passo 1 da ficha de taxa, como indicado na figura seguinte. Não se esqueça de ir até ao último passo e terminar/gravar as alterações que fez a taxa.
Concluídas estas operações, a(s) promoção(ões) estão prontas a aplicar. Ao efetuar uma nova inscrição, no passo de escolha da taxa, as taxas que têm promoções estão assinaladas com uma estrela, como indicado na figura seguinte:
Bastará ao utilizador selecionar a taxa e o ESPORT encarrega-se de atribuir de forma automática a promoção. Este processo evita enganos por parte dos utilizadores, e garante que as promoções apenas são efetuadas nos períodos em que estão definidas.